22 de julho de 2008

Patafufo!

Calma, minhas senhoras. Não é nada disso que estão pensando.

Estava eu na padaria, escolhendo a marca da manteiga que eu ia comprar - para quem não é de Minas, vale lembrar que aqui, na Capital Brasileira do Leite, existem dúzias de marcas de leites e derivados em qualquer biboca que você entra - quando me deparei com o seguinte rótulo:
Fui acometido de um incrível flashback que me levou 20 anos no passado. Patafufo! Quantos momentos felizes eu tive em minha infância, rindo desse nome. Minha mãe e meu tio, que trabalhavam na mesma empresa na época, começaram a falar isso por causa de um cliente deles, e o nome virou gíria na minha família inteira. Era nosso xingamento favorito: irônico, escrachado, e completamente sem sentido.

Visualizar o Patafufo consolidou em mim a existência de uma figura mítica. Quem seria esse simpático e gorducho bandeirante estampado na tampa da manteiga? Felizmente, graças aos milagres da Internet, 20 anos depois eu consigo desvender esse incrível mistério.

"Os primórdios da povoação que deu origem à atual cidade de Pará de Minas, remontam do final do século XVII, época em que o fluxo das bandeiras paulistas tornou-se constante nessas paragens (...) Um pequeno povoado se estabeleceu (...) Nele, segundo a lenda, fixou-se o mercador português Manuel Batista, apelidado de "Pato-Fofo" em face de ser baixo e gordo, e pela sua vaidade de aparentar grandes posses, apesar de ser pobre. Manuel Batista se estabeleceu (...) A casa onde residiu é considerada a primeira edificação da cidade, e hoje, abriga o Museu Histórico de Pará de Minas. Em decorrência do apelido que Manuel Batista adquiriu, o lugar ficou conhecido com Patafufio ou Patafufo, corruptelas de "Pato Fofo". O professor e doutor em História Flávio Marcus da Silva questiona o mito de Manuel Batista. A palavra “fofo”, segundo o doutor, pode significar “impostor” ou “quem alardeia fidalguia ou riqueza diante de quem não o conhece”, o que desautoriza a natural associação de “fofo” com o qualificativo “gordo”. Como o nome original do arraial era Patafufio, outra especulação é possível. “Fufio” significava “pessoa destituída de mérito, mas engrandecida pelo acaso”. Tudo indica que a mítica figura de Manuel Batista vai ficar sem uma interpretação histórica absoluta."

Hoje em dia, em Pará de Minas, tudo se chama Patafufo. Tem a Patafufo Decorações, Patafufo Alimentos, e o Patafufo Country Club, onde todo ano elegem-se o Garoto & a Garota Piscina.

Desvendado o mistério. Que alívio!

Nenhum comentário: