12 de julho de 2008

BookMooch 2

Devido ao sucesso do post de ontem, gostaria de me aprofundar um pouco no assunto do BookMooch. Muita gente veio comentar comigo que gostou do site, mas surgiram algumas dúvidas que eu gostaria de sanar, além de rebater algumas piadinhas.

BRASIL NO BOOKMOOCH
De fato, no site ainda não existem muitos livros disponíveis no Brasil. São cerca de 1200 atualmente. Mas considerando que estamos falando do Brasil, até isso que é bem mais do que eu imaginava que tivesse.

É claro que tem muito lixo no meio. Mas são livros que as pessoas estão doando. Não vai ter só filé, e não vai ter sempre tudo que você quiser. Mas assim como em qualquer sebo, você precisa procurar muito até achar alguma coisa valiosa. E o BookMooch é como o melhor sebo do mundo: tem uma enorme variedade de coisas, ferramentas de busca, e você não precisa pagar pelos livros.

Na lista de livros disponíveis no Brasil, por exemplo, você encontra vários livros do Paulo Coelho, ou sobre o Ayrton Senna. Outra categoria que bomba são os "livros que eu tive que ler no colégio e não quero mais ler", como "Dom Casmurro", "Senhora" e "Iracema". Nessa categoria, encontramos a obra quase completa de Pedro Bandeira, como "A Droga da Obediência", "Agora Estou Sozinha" e "Pântano de Sangue".

Mas como eu todo sebo, você precisa garimpar para encontrar as pepitas mais brilhantes. Dentre os livros que se encontram no Brasil e que custam apenas 1 ponto já vi coisas como uma edição americana de 500 páginas do "Cosmos", e alguns clássicos modernos da literatura brasileira como "Vidas Secas". Também já esbarrei em um Orson Scott Card, e edições inglesas de "Viagem Ao Centro da Terra" e "Moby Dick". Cada um desses me custou apenas 1 ponto, e enviando 2 livros velhos de RPG para os Estados Unidos eu ganhei 6. Paguei R$ 58,00 no correio - ou seja, comprei 6 livros que eu queria por menos de R$ 10,00 cada um, incluindo o frete.

O macete para encontrar coisas boas é olhar na lista de pessoas por país quem são as que têm mais livros disponíveis, e quem são as que já fizeram mais envios e recebimentos. Essas pessoas com certeza levam o site a sério e se dedicam a ter um fluxo constante de livros. Isso separa os curiosos e aventureiros das pessoas que realmente querem trocar livros.

DOANDO LIVROS E SALVANDO O PLANETA
Outra coisa bacana do BookMooch é que você pode doar seus pontos para a caridade. Uma organização qualquer - hospital, creche, escola - cria uma conta, e divulga seu endereço pedindo doações. Os usuários doam seus pontos, e com eles a instituição pode pedir livros sem precisar mandar nada em troca. É o caso, por exemplo, da Books Through Bars, que envia livros para presidiários americanos que não têm acesso a bibliotecas ou estudo dentro das prisões.

Claro que sempre vai ter alguém para dizer "mas por que diabos eu deveria ajudar uma ONG americana?" Nesse caso, você tem três opções. A primeira é não fazer nada. A segunda é procurar organizações de países mais pobres do que o nosso, como por exemplo a Chrysalis School de Madagascar. A terceira opção é você mesmo criar uma organização dessas e arrecadar livros para alguma causa que você ache mais adequada.

Vale tudo, só não vale não-participar.

Um comentário:

Anônimo disse...

A piadinha foi brincadeira. É claro que a idéia é boa.