21 de julho de 2008

Niemeyer, Maletta e Normandy


Nossa leitora Cleozinha me deixou com a pulga atrás da orelha: segundo ela, não foi no Grande Hotel (que depois virou o Maletta) que o Oscar Niemeyer se hospedou quando veio a BH conversar com Juscelino à cerca da construção da Pampulha, mas sim no Hotel Normandy.

Vamos por partes!
Parte 1: O que eu falei no post?

Eu não disse, no meu post anterior, que o Niemeyer se hospedou lá; apenas que foi lá que os dois se reuniram. Segundo eu mesmo:

"Esse local da cidade já era histórico antes mesmo do Maletta ser construído. Antes disso, ficava ali um grande hotel, onde JK e Niemeyer encontraram-se pela primeira vez para discutir o projeto da Pampulha."

Parte 2: O que a Wikipedia diz sobre o Grande Hotel, que ficava onde hoje fica o Maletta?
"Grande Hotel foi um importante hotel de Belo Horizonte, localizado no Centro, no cruzamento entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia. Nele ficaram hospedadas as maiores personalidades que na primeira metade do século XX visitaram a capital de Minas Gerais.

No hotel, em 20 de fevereiro de 1910, Rui Barbosa conclamou a população de Belo Horizonte a aderir à Campanha Civilista, e defendeu que o nome da cidade fosse mudado para "Horizonte".

Em abril de 1924, nele se hospedaram Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Blaise Cendrars, e ali conheceram os representantes mineiros do Modernismo. Em sua sacada, na mesma época, Mário de Andrade declamou o poema "Noturno de Belo Horizonte".

A escultora Jeanne Milde morou num de seus quartos na década de 30.

Em 1940, Juscelino kubitschek e Oscar Niemeyer almoçaram no hotel para discutir os projetos para a Pampulha.
Em seu lugar, hoje existe na mesma esquina o edifício Maletta."

Parte 3: Onde fica o Hotel Normandy?
"Situado nos centros comercial e financeiro de Belo Horizonte, permite a seus hóspedes agilidade e comodidade na realização de seus compromissos. O Normandy Hotel está próximo a maior Feira de Arte e Artesanato ao ar livre da América Latina, a Praça Sete de Setembro, a Igreja São José, a Rodoviária e ao centro cultural Palácio das Artes. Com essa localização privilegiada o Normandy Hotel oferece a você toda a conveniência necessária para uma excepcional."

Trocando em miúdos: Rua Tamóios, 212 - Centro.

Parte 4: O que a Prefeitura de BH tem a dizer sobre isso?

Encontrei nesse site um texto que foi usado em um concurso público da PBH. Segue abaixo um trecho:

"Reza a lenda que Niemeyer fora chamado às pressas, indicado pelo primeiro diretor do Iphan, o jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade. Depois da entrevista com Juscelino, o arquiteto se recolheu em seu quarto, no Edifício Maletta, onde havia o Grande Hotel, e virou a noite a rabiscar, desenhar, projetar e sonhar."

Como o próprio texto diz, "reza a lenda"... Inclusive, o texto diz que ele se recolheu em seu quarto "no edifício Maletta", que sequer exista naquela época. Ou seja, pode ser que ele esteja querendo dizer que ele se recolheu em seu quarto no Grande Hotel... mas o fato é que não disse. Aliás esse texto é muito pouco confiável, pois abusa de termos exagerados e tenta criar um ar de mitologia em torno dos fatos.

Conclusão: Não concluí nada. Não consegui provar nem que Niemeyer se hospedou no Grande Hotel, nem que ele se hospedou no Normandy. Só encontrei indicações de que os dois teriam almoçado e se reunido no Grande Hotel.

Epílogo: Vou hoje até o Hotel Normandy conhecer o edifício, já que moro nessa cidade há quase 30 anos e nunca entrei no tal do prédio. Espero que o almoço seja bom!

Um comentário:

.cleozinha. disse...

Ei Daniel! Não consigo me lembrar onde li a informação sobre o Normandy e pelo visto no meio de tantas lendas que envolvem o projeto do conjunto da Pampulha esse detalhe do hotel talvez nem seja esclarecido. E na verdade é um detalhe mesmo. Seria um detalhe charmoso que conferiria importância simbólica a um dos hotéis mas... detalhe. O que vale é dizer que o Grande Hotel, o Maletta e o Normandy foram/são lugares muito bacanas nessa cidade cheia de histórias. E de lendas. Depois me conta se o almoço lá é bom. Beijo!