23 de janeiro de 2008

Meu grande amigo Fernando Francês mandou esse link sensacional:

http://pukeko.otago.ac.nz/~jp30/flags/meth.html

é o trabalho de um cara que fez a análise técnica de todas as bandeiras de países e territórios do mundo, deu notas e prêmios especiais (i.e. "me deu vontade de vomitar", "tem estrelas demais", etc.).

Foi bom saber que mais alguém é obcecado com bandeiras como eu. Quando eu tinha 2 anos de idade e meu irmão chegou da maternidade, a primeira coisa que eu fiz foi ensinar pra ele as bandeiras do mundo, que eu sabia de cor e mostrava em papelzinho arrancado de algum Almanaque Abril ou coisa parecida. Lá em casa também tinha um dicionário ilustrado com umas páginas que tinham todas as bandeiras do mundo, e elas estão podres e amassadas de tanto eu brincar com elas.

Eu discordo de algumas notas e comentários do cara - sobre a bandeira da Suécia por exemplo - mas em geral o trabalho dele é bastante interessante e engraçado (vide o comentário sobre o Paquistão!).

Uma coisa interessante de se notar é que, em geral, quanto mais "livre" o país, mais limpa é a bandeira, e vice-versa. Essa liberdade não é apenas uma questão de governo, mas de sentimento geral da população como um todo. Deixa eu tentar dar um exemplo: uma das bandeiras mais horríveis e rebuscadas do mundo é a bandeira de Portugal. Isso não significa necessariamente que esse país passou muitos séculos sob o jugo de algum ditador, mas todo mundo sabe que o povo português é, em geral, muito reprimido e "cristão". Não é à toa que eles foram os grandes desenvolvedores da arte barroca, aquela coisa rebuscada e opulenta cheia de culpa cristã, dourados e detalhes inúteis.

O Japão, por outro lado, tem uma bandeira incrivelmente limpa e bem desenhada. Aquela bolinha vermelha no fundo branco é um clássico imortal do design, e só foi substituída em tempos de guerra, por uma bandeira cheia de risquinhos inúteis que, felizmente, findo o conflito, desapareceram do estandarte nipônico e deram lugar à bandeira clássica e tradicional, que é uma verdadeira aula de como se faz um bom design.

Os países da África em geral têm bandeiras medonhas, não porque eles não tenham boas escolas de design (e nem devem ter mesmo - mas, hoje em dia, que país tem?) mas porque são países muito complicados política e humanitariamente falando. Por exemplo: reparem como as bandeiras do norte da África são mais limpas e bem desenhadas do que as do centro-sul daquele continente. Em países africanos de antiga tradição islâmica, razoavelmente civilizados há muitos séculos apesar de conflitos recentes, têm, em geral, bandeiras bonitas e limpas. É o caso por exemplo da Argélia, do Marrocos e da Somália, que foi o quarto colocado geral na lista do cara. Já os países mais, como direi... "complicados"... têm bandeiras igualmente complicadas. Vejam por exemplo a bandeira de Angola, que tem um pedaço de engrenagem e um facão de cortar cana (e cabeças). Ou a da República Centro-Africana, uma verdadeira explosão carnavalesca de cores inúteis.

E como fica o Brasil nessa história toda? Esse país tão livre, democrático, alegre... bem... entrem no site e vejam vocês mesmos...

5 comentários:

Anônimo disse...

muito engraçado!!!!! hahahahaha!]

gk

Anônimo disse...

Putz é engraçado, mas as cores no site nem sempre são as mesmas da bandeira original, tipo a do Brasil.
Ok ela tem coisas escritas, o que na opiniao do cara é muito ruim, mas o verde da bandeira é BEM mais bonitinho do que o mostrado lah. E ele foi MUITO condencendente com a bandeira dos EUA. MUITAS MUITAS ESTRELAS e way way too busy.

marcelão¹³ disse...

também agrado de bandeiras... mas ao contrário do cabra lá, eu grado demais da nossa.

mas como já dizia o profeta "cada um, cada um".

Anônimo disse...

Os critérios desse cara são um pouco estranhos às vezes. Por exemplo, a bandeira de Serra Leoa tem um "Good Colors" e um "Bad Tricolors".

Anônimo disse...

Me atrapalhei e errei a assinatura aí encima ;)