21 de janeiro de 2008

My Back Pages

Bateu meia-noite, e subitamente eu tenho 29 anos de idade. Bom, na verdade não... estamos no horário de verão, então ainda tenho alguns minutos pela frente... sem contar o erro de 6 horas que ajustamos a cada ano... se bem esse ano é bissexto, tem olímpiada...

Nem comecei a escrever e já estou divagando. Eu sempre fico assim no meu aniversário. Pensando na vida. É estranho que ele seja tão perto do reveillon e do natal, que são datas mais comuns de ficar pensando na vida e ficar fazendo planos para o futuro, ou de ficar olhando para o passado e analisando o que passou. Mas eu prefiro fazer isso no meu aniversário. Geralmente no natal e no reveillon eu estou ocupado demais conversando com as pessoas e passando pelo meu inferno astral, que é sempre bastante infernal.

Bom, onde eu estava há 1 ano atrás? Foi um aniversário meio louco. Eu tenho essa convicção, embasada por livros de biologia, de que a cada 7 anos a gente vira outra pessoa. Literalmente. E isso é fato: 7 anos é o tempo que o corpo humano leva para substituir 100% de suas células. Então quando eu fiz 28 anos eu inaugurei o Daniel 4.0 - que agora está sendo atualizado para ser o Daniel 4.1, que só vai virar Daniel 5 quando eu fizer 35 anos.

Apostando alto nessa idéia de virar outra pessoa, senti que 2007 foi um ano bem diferente para mim. Aproveitei a deixa e mudei meu comportamento, minhas atitudes, meus preconceitos e minhas limitações. Certamente foi um ano bastante conturbado, cheio de mudanças radicais na minha vida: além de voltar a morar com meus pais, tive um projeto aprovado na lei de incentivo da prefeitura e, pela primeira vez na minha carreira, estou tendo a oportunidade de fazer um filme de animação "sério". Isso significa ter uma equipe, pagar salários, e ter que fazer coisas bizarras como explicar o que eu estou pensando e mudar o meu filme por causa de outras pessoas. Está sendo uma experiência muito bacana, e estou podendo botar em prática muitas coisas que eu estudei no mestrado mas nunca tinha tido a chance de fazer na vida real.

Outra mudança importante na minha vida começou no reveillon: estou controlando melhor minha alimentação e praticando esportes. Diminuí algumas coisas, sem cortar nada da dieta, tomando mais líquido e comendo menos açúcar. Continuo bebendo bastante, muito mais do que o Daniel 4, e isso tem sido muito bom. Descobri novos sabores que eu sequer imaginava possíveis, e hoje coloco a arte de fazer drinks lá em cima no meu conceito. É um mundo realmente fascinante e que só alegria me trouxe, e estou aos poucos mostrando esse munto para as pessoas à minha volta, que estão descobrindo comigo que beber é um hobby muito refinado e interessante - mas sem aquela viadagem do caralho que os fãs de vinho costumam cultivar.

Mas com certeza a maior mudança que aconteceu na minha vida entre os 28 e os 29 anos de idade foi o meu círculo de amizades. Reencontrei alguns velhos amigos e conheci alguns novos, e esse conjunto todo provou ser o melhor grupo de amigos que eu já tive na vida. Alguns demoraram um pouco para acostumar, outros viraram irmãos em pouco tempo, e o fato é que o Daniel 4.1 pode se dar por contente por conhecer tanta gente boa. Pessoas muito diferentes umas das outras, mas que têm em comum o senso de humor afiado, a diversão sem limites, e o fato de serem pessoas boas e honestas sem serem babacas, e que acreditam em melhorar o mundo sem demagogia e com os dois pés bem firmes no chão. Não sei o que seria de mim sem eles, e em 2008 vou me esforçar ao máximo para retribuir tudo que eles já fizeram por mim.

Tudo isso - os esportes, a bebida, os amigos - me faz sentir muito mais jovem do que eu me sentia em 2006. Acho que o segredo de envelhecer bem é esse: manter o corpo e a cabeça em boa forma, seja desenferrujando os joelhos e a coluna ou o coração. Usar sempre todas as partes do corpo, principalmente o pulmão, o cérebro e o fígado!

Obrigado a todos que me ajudaram a chegar aos 29. Vejo vocês terça-feira na Obra.