3 de janeiro de 2008

Feliz 2008 (se você quiser)

Eu não acredito que uma data comemorativa possa mudar a sua vida. Mas eu acredito que você, em uma data comemorativa, possa mudar a sua própria vida.

A diferença parece sutil, mas é crucial. Quando você acredita que uma data, ou que o tempo em geral, podem mudar alguma coisa, você está deixando o seu destino nas mãos do acaso, acreditando em alguma coisa abstrata qualquer (Deus, destino, etc.) que vai manipular o Universo a seu favor. Coisa de fãs de Paulo Coelho*.

Já no segundo caso, você, pessoa, pode decidir que, em determinada data, você vai fazer alguma coisa. Sem a ajuda de Jesus, dos espíritos dos seus ancestrais, ou de Urano. Você vai lá e vai agir. Tomar as rédeas da vida em suas próprias mãos e dominá-la, governá-la, decidir para onde é que ela vai.

Na verdade não é assim tão simples. A vida não é bem uma carroça, com rodas, e cavalos, num solo rígido e firme. É mais como uma prancha de surfe, deslizando muito rápida em um oceano de água líquida. Se você vai rápido o suficiente, a prancha desliza e te leva para frente em uma velocidade vertiginosa. Se você não agüenta a força da onda, ou fica com medo dela, acaba afundando na água. Pode se afogar, pode ser comido por um tubarão, ou pode apenas ficar entediado, boiando lá que nem uma folha seca.

Metáforas à parte, o fato é que em determinadas datas eu me dou ao luxo de decidir algumas coisas para a minha vida. Meu aniversário é uma dessas datas. E o reveillon é outra.

Todos os "especialistas" (no rádio e na TV eles nunca dizem especialistas em quê) dizem que, para você conseguir realizar suas promessas de ano novo, precisa ser modesto, e prometer coisas que você realmente possa realizar. O que eles querem dizer com isso é que, ao invés de prometer tudo, você deve apenas fingir que prometeu alguma coisa útil. Por exemplo, ao invés de dizer "eu vou emagrecer 100 quilos" deveria dizer "eu vou parar de comer 10 quilos de batata frita por dia e comer apenas 5".

Esse raciocínio tem fundamento, mas é muito enganador. Por que diabos você deveria fazer isso? Para não se decepcionar porque não cumpriu o que prometeu? Se você não cumpriu sua própria promessa, é porque não teve competência para tanto, ou disciplina, ou coragem, ou força de vontade. Não é culpa da sua promessa! E você não deve nunca se decepcionar consigo mesmo: apenas analisar o que deu errado, corrigir os problemas e seguir em frente.

É que nem aquelas pessoas que sempre chegam atrasadas em tudo, e aí então atrasam os relógios da casa para fingir que vão chegar na hora certa. É uma atitude ridícula, de auto-enganação, típica de quem gosta de viver em um mundinho de fantasia onde tudo é uma grande casinha da Barbie. Não dá para ir muito longe na vida se auto-enganando. Se você sempre chega atrasado, saia mais cedo de casa. Ponto final. Não adianta manipular os relógios da sua casa: você não pode manipular o tempo. Os relógios são apenas um indicador da passagem do tempo, e não as engrenagens que o fazem funcionar.

Isso vale para tudo na vida. Você não pode controlar o Universo. Ao contrário dos super-heróis - que nunca estiveram tão em moda no cinema e na TV como hoje em dia - nenhum de nós pode viajar pelo tempo, voar, controlar pensamentos ou levantar objetos apenas com o poder da mente. Somos apenas seres humanos normais, que morrem, apanham, passam fome, frio, solidão - e quem não estiver preparado para conviver com isso, que procure um psicólogo. Conheço uns ótimos.

Resumindo: minhas resoluções de ano novo foram radicais, mas até agora estão indo bem, obrigado. Não precisei sofrer por nada até agora, minha vida está melhorando aos pouquinhos, mas sinto que no próximo reveillon vou ter que inventar umas promessas muito loucas, porque as mais óbvias do mundo que eu vinha protelando há anos eu fiz todas de uma vez, e agora as estou cumprindo todas com muita alegria e dedicação.

Recomendo a todos que queiram mudar de vida que não procurem nem as drogas, nem as prostitutas, nem as grandes corporações, nem a arte: procurem dentro da sua própria cabeça. É lá dentro que a sua vida acontece. Não é em Hollywood, nem na Internet, nem no seu celular. É na terra, no ar, na água, no fogo, e na cachaça.

* O mago da ABL manipulou uma citação de Goethe com resultados desastrosos, que comentarem em breve nesse blog.

Nenhum comentário: