7 de janeiro de 2008

O Universo te ajuda?


Existe uma frase solta no espaço que diz que basta você desejar alguma coisa que o universo conspira a seu favor. Acho que li isso em um quadrinho do Paulo Coelho - 'Maktub', saía na Folha de S. Paulo - e já vi muita gente citando isso por aí como uma forma de programação neuro-lingüística.

Já vi também pessoas dizerem que essa citação estava errada, e que a original era de Goethe e dizia assim "seja corajoso, e o universo conspirará a seu favor". Faz mais sentido, mas ainda é uma grande abobrinha.

Pois bem. Nem no Google nem na Wikiquote existem quaisquer sinais de que Goethe tenha dito algo do tipo. Nem mesmo na sessão "atribuídas erroneamente" da Wikiquote essa citação aparece, ou qualquer outra que faça referência a conspirações universais.

Considerando que Johann Wolfgang von Goethe não era exatamente um retardado mental, eu diria que ele não disse nada disso. O Universo? Conspirar a favor de alguém? Nem se eu ganhasse na Loteca 5 vezes seguidas eu poderia me dar ao luxo de acreditar em uma abobrinha dessas. Quem fala e repete esse tipo de lorota certamente nunca leu um livro de História, ou a coluna policial do jornal - ou sequer colocou a cara na janela de casa e viu o mundo real ali na esquina. Só gente louca, dessas que embrulham sementinhas de romã em dólar, é que acredita cegamente que o Universo - essa coisa indefinível, que ninguém sabe direito se é finita ou infinita - iria ajudar um reles ser humano.

Vejamos o que nosso amigo Goethe tem a dizer sobre o Universo:

"Não precisamos visitar um manicômio para encontrar mentes desordenadas; nosso planeta é o manicômio do universo." - Goethe

2 comentários:

Mi, de Camila disse...

Tem todo um lance que prega isso para as mentes menos preparadas e mais propensas a lavagens cerebrais: www.conhecaosegredo.com.br.

Mas Goethe é muito mais esperto!

Rafa Pros disse...

Sobre a frase de Goethe, acho que a frase do grande filósofo americano, Frank Zappa tb sobre o universo é muito mais profunda e reveladora:
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo"

E sobre o universos conspirar a favor, temos a versão poproque, que diz "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído", lembrando sempre algo o que um colega disse uma vez numa aula de Psicanálise e Arte. O guitarrista dos Titãs, Marcelo Frommer, foi morto atropelado enquanto corria distraído em São Paulo... Eu confiaria mesmo no: "Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos"...
E viva Belzebu!