3 de março de 2008

Razão x Emoção


Eu sempre fui preocupado com essa questão: por que é que o cérebro humano sempre divide o universo que tenta compreender em dois? Mesmo o mais auto-proclamado racional dos cientistas costuma dividir a mente humana em racional e emocional. Outros ainda atribuem ao corpo uma tal de alma, ou espírito, que seria uma espécie de manifestação sobrenatural da essência do ser.

Será que é porque o cérebro é dividido em dois hemisférios espelhados? Dizem que um deles é mais racional, ligado às ciências exatas, à masculinidade, e o outro seria emocional, feminino, ligado ao sentimento. Mas que diabo significa tudo isso?

O símbolo chinês do yin-yang simboliza essa aparente dualidade. Segundo os "estudiosos", o yang seria: masculino, lógica, cabeça, tensão, ordenado, sóbrio; e o yinfeminino, inconsciente, sentimento, orgânico. Mas será que essa dualidade é mesmo necessária?

O real significado por trás desse símbolo chinês muitas vezes é esquecido pelas pessoas que o vestem displicentemente, pendurados no pescoço ou estampados em cadernos e camisetas. Não é que o universo seja separado em dualidades: pelo contrário, só existe equilíbrio quando os aparentes polos se complementam. Os opostos se atraem, e outros clichês.

Eu não consigo mais pensar nesses termos. Essa eterna guerra dos sexos, masculino x feminino, racional x emocional, isso nunca traz nada de bom. E ainda perdemos um tempo precioso em nossas vidas tentando nos adequar a essa separação.

Acho que a única diferença entre "razão" e "emoção" é que a segunda não espera convite para aparecer. O que chamamos de memórias, nostalgia, saudade, tudo isso são apenas pensamentos sobre os quais não temos controle. Querendo ou não, eles surgem, vão embora, e podem ou não voltar - e não temos controle nenhum sobre eles.

Podemos tentar: usar drogas, tomar Prozac, cair no samba, ir pra igreja - cada um se vira como pode. Mas quando estamos ali, na cama, de noite, sozinhos no escuro, em posição fetal, ninguém tem controle sobre esses pensamentos. E quando o sono vem, os sonhos revelam o que realmente está acontecendo ali dentro. Os sonhos, assim como os sentimentos e as lembranças, surgem sem convite, e nos mostram o que querem. Só podemos torcer para que não sejam pesadelos.

Mas é só isso que eles são. Pensamentos. Não vêm da alma, nâo vêm do coração, nem de Deus. Eles começam aqui mesmo, dentro da gente, dentro do cérebro. Tudo o que a gente tem é o cérebro. A verdade, o universo, nada disso é totalmente compreendido por nós: tudo o que temos em que nos agarrar são as reações que temos aos impulsos sensoriais que recebemos. E é só.

Você pode rezar, você pode cheirar, mas não pode se esconder.

4 comentários:

marcelão¹³ disse...

já leu o tao de física?

deveras interessante...

Anônimo disse...

Oi, Daniel-que-tb-teve-que-se-despedir-da-Laura


Agarrar nem dá. A gente vai mesmo é onde tem mais coração.

;)

Biti Averbach disse...

outro dia sonhei que comia, canibalmente, uns trechos da carne de um assistente. não era nem tão repugnante qto possa parecer...

Nicolau disse...

"Mesmo o mais auto-proclamado racional dos cientistas costuma dividir a mente humana em racional e emocional." --- Isso é conversa sa carochinha. Tem que estudar Ciência Cognitiva!... Eu gosto da linha dos Churchland, o materialismo eliminativo"