15 de maio de 2008

Monogamia Automobilística

Eu não tenho carro. Não sei dirigir, nem nunca precisei. Mas sempre gostei de carro, desde criança. Nunca gostei do barulho da cidade, da poluição desgraçada, da hecatombe ecológica provocada por nós através dos nossos carros. Mas a relação íntima e pessoal das pessoas com seus carros sempre me comoveu, por um motivo muito simples: não são apenas as máquinas que nos fascinam, mas sim as sensações e emoções que obtemos através delas. Seja a sensação de poder ao pisar no acelarador, ou o vento balançando os cabelos (de quem tem), ou as recordações dos lugares por onde passamos com os carros - tudo isso forma um sistema de memórias e símbolos muito complexo e pessoal.

Pensando em tudo isso, o fotógrafo italiano Matteo Ferrari fez uma série de fotos com donos de carros que nunca trocaram suas máquinas por outras. Pessoas que têm o mesmo carro desde os anos 1970 ou 1960. Pegou as fotos da época e refez as mesmas, com as mesmas pessoas e carros, hoje em dia, mostrando em imagens tudo isso que eu falei. Obviamente as fotos falam muito mais do que minhas reles letrinhas.

Essa aqui em especial é a coisa mais fofa que eu vi desde o cachorro dormindo no colo do mendigo.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

2 comentários:

Anônimo disse...

prefiro a foto do mendigo e o seu cachorro legal.
monogamia com pessoas não é tão interessante...

bacana suas reles letrinhas!!!

Rafa Pros disse...

Bunituissu...