9 de abril de 2008

Finalmente revelada a origem do nome desse blog!

Desde que eu comecei esse blog todo mundo me pergunta com uma cara apavorada: "Whisk o que??". Tudo bem, concordo de essa grafia bizarra não é exatamente fácil de decorar, e concordo também que um blog chamado "uísque e mulheres" mais parece um diário de um tiozão divorciado do que um depositório literário de gabarito mediano, embora isso seja altamente questionável.

Fato é: exceto pelos meus irmãos, eu não conheço ninguém que saiba o que é "Whiskey and Wimmin", por isso vou explicar agora. Mas prestem atenção porque é muito complicado.

Preparados? Então vamos...

Aham...



“Sterno Canned Heat” é um combustível em gel feito de álcool desnaturado. Não, ele não bateu na própria mãe: é apenas um álcool modificado quimicamente para ficar com a consistência pastosa. Você tira a tampa da lata, bota fogo no gel, e ele queima direto de dentro da lata mesmo. Quando você quiser apagar o fogo, é só fechar a tampa e logo o fogo consome o restinho de oxigênio que sobrou (deve ser uma merda para abrir depois, mas tudo bem). Isso costuma ser usado em buffets e acampamentos para esquentar comida sem precisar acender fogueiras, que por mais divertidas que sejam, são um saco para acender. Além disso, poucos donos de festa permitem que o buffet acenda fogueiras em cima de suas mesas.

O Sterno Canned Heat foi inventado em 1900 e a marca pertence à The Candle Corporation Of America, subsidiária da Blyth, Inc. Sua composição química básica envolve etanol, metanol, água e um óxido anfotérico gelificante, além de um corante cor-de-rosa. Cada lata de 200g queima por 2 horas. O metanol é adicionado à mistura para desnaturar o álcool e torná-lo não-potável (ou "imbebível" para os mais cultos).

Mas o gênio humano não conhece limites. Viciados compulsivos em álcool e alcoólatras com orçamento muito limitado podem dissolver Canned Heat em água e depois filtrá-lo através de um retalho de pano ou se um pão velho, que fazem as vezes de filtro. Obviamente muita gente morre por causa disso, principalmente por causa do envenenamento por metanol. Só pra gente ter uma idéia do perigo, só em 1963 morreram 31 pessoas na Filadélfia por causa disso.

Parênteses nerd.

Lembram-se do clássico da ficção-científica “O Enigma de Andrômeda”, onde apenas duas pessoas sobrevivem ao ataque de um vírus desconhecido que veio do espaço? O velhinho alcoólatra era viciado em Canned Heat, e era por isso que seu sangue era tão ácido que ele sobreviveu. E tinha o bebê também e...

Bom, de volta à nossa historinha. Tá ficando interessante.

Em 1929 o blueseiro Tommy Johnson gravou uma música chamada "Canned Heat Blues", que conta a triste história de um alcoólatra que chega ao fundo do poço e começa a beber canned heat.



Em 1965, dois amigos ouviram essa música e decidiram que sua banda de blues iria se chamar Canned Heat. Esses amigos eram colecionadores de discos e viciados em blues e seus nomes eram Alan "Coruja Cega” Wilson e Bob “O Urso” Hite, que decidiram formar uma banda para manter acesa a extensa, antiga, complexa e preciosa tradição do blues, misturando covers e versões dos mais diversos e variados estilos do que eles chamavam de "boogie music".

Juntamente com os guitarristas Henry “Selvagem” Vestine e Harvey "O Cobra" Mandel o baixista Larry "O Toupeira" Taylor e o baterista mexicano Adolfo “Fito” de la Parra, eles lançaram seu primeiro disco em 1967. Além de gravar seus discos, o Canned Heat também fazia um trabalho de resgate cultural e histórico do blues, e trouxe de volta à ativa blueseiros talentosos e esquecidos, como Son House e Albert Collins. Essas parcerias culminaram em Maio de 1970 quando gravaram um disco duplo chamado "Hooker & Heat" com a lenda do blues John Lee Hooker.



Calma, amigos. Falta pouco.

Nesse disco, Hooker canta uma música de sua autoria chamada... sim! Finalmente! Chegou o momento que todos esperavam! Nesse disco, John Lee Hooker gravou uma música chamada...


WHISKEY AND WIMMIN'!!!!!

Pronto... Ufa... Eu não agüentava mais segurar isso tudo dentro do meu peito. Me sinto muito mais leve agora.

A música? Bom, a música é só um blues normal do John Lee Hooker, daqueles em que ele faz um riff e a banda fica repetindo ad nauseum enquanto ele improvisa umas frases sobre o tema. No caso, ele fica a música inteira dizendo que ele era o maioral mas que o uísque e as mulheres acabaram com a vida dele. "Night life, night life, dug out the best of me".

O que isso tem a ver com o blog? Não sei. O uísque e as mulheres acabaram com a minha vida? Ainda não. E duvido muito que isso seja possível. Mas estou me esforçando muito para permitir que isso aconteça!

Se você é mulher, ou tem uma garrafa de uísque, e quer me ajudar a acabar com a minha vida, por favor, deixe um recado. Agora, se você for mulher *e* tiver uma garrafa de uísque, deixe seu endereço que eu vou até aí agora mesmo.

Espero que esteja tudo esclarecido.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu não tenho nem meio copo de whisky em casa e não quero acabar com tua vida. Mas tou aqui pro que der e vier. He he.

Anônimo disse...

Eu sabia oras! Tenho uns álbuns do Tommy Johnson e o Burnside também usa essa expressão em uma música dele.

Anônimo disse...

emocionei com o "meus irmãos" snif :_)

Biti Averbach disse...

UAHAUHAUHAUHUAHUAHUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHUAHUHAUAHUAHUAHUHA
VC NÃO EXISTE! HAUAUHUAHUHAAUHHAUHAAUHAHUAUHAUH

Nicolau disse...

And *don't* forget to boogie.