1 de agosto de 2007

Um mundo sem gin

Em recente comentário no blog do Kalil, a filósofa e assistente social Gabriela Penélope levantou uma questão pertinente que merece ser respondida: "como as pessoas viviam sem gin?"

Segundo o historiador inglês Edward Gibbon, em seu antológico "The History of the Decline and Fall of the Roman Empire", o gin foi inventado no século XVII pelo médico holandês Fanciscus Sylvius. A bebida original era feita com álcool de trigo e zimbro, além de outras especiarias.

Quando em 1688 a Revolução Gloriosa afastou a Igreja do governo britânico e convidou o rei de Holanda para assumir o controle da região, William III da Casa de Orange levou sua côrte para Londres, e consigo foram o que de mais valioso havia naquele país: tamancos, tulipas, e gin (a maconha e os quadros de Van Gogh vieram um pouco depois).

A partir dessa data, o mundo ocidental entrou na era do Iluminismo ("Aufklärung", como dizia Kant), um divisor de águas no pensamento humano que separa a história da sociedade ocidental em duas.

Os historiadores são muito céticos quanto a isso, mas todos sabemos que foi a introdução do gin na sociedade inglesa que provocou toda essa revolução.

Basta lembrar que, antes da invenção do gin, a sociedade ocidental vivia sob o controle da religião, do medo e da censura. Foram os tempos do Império Romano, da Idade Média, da Inquisição Espanhola, da Peste Negra.

Logo depois da criação do gin e de sua introdução na Inglaterra e, conseqüentemente, na Europa e nas colônias, vimos o surgimento do Iluminismo, da Revolução Industrial, dos Direitos Humanos e Civis, o voto feminino, a psicanálise, a eoria da evolução das espécies, a Arte Moderna, o DNA, e, finalmente, o Rock and Roll, o último grande salto evolutivo da raça humana.

O momento da criação do gin, em nossa história, marca a diferença entre a barbárie e a civilização, o estupro e o erotismo, Marte e Vênus, o velho e o novo, o profano e o gin-tônica.

Sendo assim, a resposta mais simples para a pergunta "como as pessoas viviam sem gin" é: viver, não viviam. Meramente sobreviviam.

q.e.d.



Nota:
O gin tônica foi criado pelos colonos ingleses no Caribe e outros países tropicais para facilitar a ingestão do quinino, remédio usado contra a Febre Amarela. Eles misturavam quinino com água gasosa, e assim nasceu a água tônica. Como colono é louco mas não é burro, eles começaram a colocar gin também, pois no fundo sabiam que esse sim era o verdadeiro remédio não só contra a Febre Amarela, mas contra a Febre Verde, a Azul, a Roxa, a Peste Negra, o Câncer, Gripe, Febre, Asma, Depressão, Síndrome do Pânico, Timidez e a feiúra do alheio.

4 comentários:

♥RAiNHA♥DE♥COPAS♥ disse...

A primeira vez que fiquei bêbada aos meus 21 anos de idade foi bebendo GIN com CITRUS e Smirnoff Ice, lembro que cheguei em casa subindo as escadas de 4, deitei, tudo rodou, entrei no falecido mIRC no #reverb e lá encontrei meu amigo PERNA e ele ficou todo orgulhoso de mim bêbada falando errado e chorando porque um tonto ficava tirando sarro de mim... foi lindo! Primeira vez é foda!!! uahuahauhauha

Guik disse...

puta merda!!! maravilha de texto, cara.... e digo mais... viver não viviam!

marcelão¹³ disse...

num viviam mermo! acho que vou até puxar uma gt hoje... sexta pode, né?

Locadora do Werneck disse...

Poder, todo dia pode. Sexta, deve.