"Reality tunnel" é um termo cunhado por Timothy Leary e popularizado por Robert Anton Wilson.
A teoria diz que, com um conjunto de filtros mentais inconscientes formados por suas crenças e experiências pessoais, casa indivíduo interpreta o mesmo mundo de maneira diferente. Logo, "a Verdade está no olho do observador".
Isso não necessariamente implica que não existe verdade objetiva; apenas que nosso acesso a ela é mediado por nossos sentidos, experiências, condicionamento, crenças prévias, e outros fatores não-objetivos. O mundo individual que cada pessoa ocupa é chamado de seu túnel de realidade. O termo também pode ser aplicado a grupos de pessoas unidos por uma mesma crença: podemos falar no túnel de realidade dos cristãos fundamentalistas, no túnel de realidade dos materialistas científicos, etc.
Um paralelo pode ser encontrado no conceito psicológico de confirmation bias - nossa tendência a notar e associar significância a observações que confirmem nossas crenças, enquanto filtramos observações que não se encaixam nelas. Isso ajuda a explicar por que o túnel de realidade é transparente para quem está dentro dele. (...)
Um jeito bem estranho de beber...
-
Ao longo da minha vida eu já vi muitas pessoas esquisitas bebendo coisas
estranhas de maneiras bastante inusitadas.
Agora, isso aqui... Isso aqui eu nunca ...
2 comentários:
Nossa realidade pessoal filtra a percepção da verdade, impedindo-nos de vê-la como é em si...
Franbogado
“Não saias, é no interior do homem que habita a verdade.” Carl Gustav Jung
Postar um comentário