24 de fevereiro de 2009

Quijote

Comedido e regalado amante;
Foi anão para mim todo gigante.

20 de fevereiro de 2009

Tropeços

- Vocês dois estão ajeitados na vida... Eu ainda tô tropeçando...

- Mas vida é assim mesmo... a gente tropeça, tropeça, tropeça, tropeça, tropeça... e aí, um belo dia... a gente cai!

17 de fevereiro de 2009

Notícias Novas

Existem certas manias idiotas que eu não perco nunca. Consumir notícias é uma delas. Por mais que eu me esforce, mais cedo ou mais tarde acabo sendo fisgado por uma manchete, uma matéria na TV, uma capa de revista semanal, ou até mesmo um monitor de LCD idiota instalado dentro de um elevador.

O que mais me irrita nas notícias é que elas nunca têm nada de novo. Os "repórteres" e "jornalistas" que trabalham para esses veículos de mídia são apenas fornecedores de conteúdo. As notícias, assim como tudo mais no mundo, se tornaram apenas mais uma forma de entretenimento, e é isso que esses "jornais" passam adiante. Prova disso é o sucesso retumbante de jornais impressos como o Super.

Cansado de tanta repetitividade, decidi poupar os nobres jornalistas do extenuante trabalho de ligar para assessores de imprensa todos os dias, e decidi publicar, aqui e agora, todas as notícias que vão acontecer em 2009. É só dar copiar-colar.


POLÍTICA. Senadores obscuros de estados insignificantes vão provocar alarde com projetos ridículos de leis idiotas. A corrupção vai continuar rolando solta, mas ninguém vai fazer nada a esse respeito, exceto continuar dizendo que a corrupção tem que acabar. CPIs serão criadas à toa, e ninguém que fez alguma coisa realmente errada vai ser preso. Todos os partidos vão continuar tendo o mesmo discurso vazio, e a esquerda vai continuar fazendo sexo com a esquerda, dando à luz filhotinhos de cruz-credo que não têm nenhuma personalidade ou ideais políticos. As pessoas vão continuar votando e pagando impostos.

ESPORTES. Torcedores vão continuar sendo assassinados em brigas de torcida e atentados aleatórios. Os times brasileiros vão continuar sendo cada vez piores. Jogadores brasileiros vão continuar sendo vendidos para o exterior antes de completarem 18 anos de idade. E o Ronaldo nunca mais vai ter 18 anos de idade. O Campeonato Brasileiro vai ser disputado entre São Paulo e Internacional.

POLICIAL. Pessoas vão matar outras pessoas por motivos que nós, que não somos elas, achamos idiotas. Vamos ler e isso pensar "e se fosse comigo?". Pessoas de roupa branca vão fazer passeatas na rua pedindo um fim à violência. Não vai adiantar nada. Você, ou alguém próximo a você, vai ser assaltado. Você, ou alguém próximo a você, vai comprar cocaína.

INTERNACIONAL. Conflitos armados na Palestina, em Israel e na Faixa de Gaza. O exército israelense vai levar uma pedrada, e vai contra-atacar com mísseis, helicópteros, bombas de gás, metralhadores e tanques fabricados na França e nos EUA. Atentados na Indonésia. Guerrilha e tráfico de drogas no México e nas florestas da Colômbia. Brasileiros que moram nos EUA e na Europa, legalmente ou não, serão maltratados, agredidos ou até mesmo assassinados. Ninguém vai ajudar os países pobres. Nem o Bono, nem a Angelina Jolie podem mudar isso.

ECONOMIA. Durante a recessão financeira que atinge a economia mundial, os ricos vão conseguir ficar ainda mais ricos, e os pobres vão ficar ainda mais pobres. Grandes bancos e fábricas de armamentos, carros e aviões vão continuar faturando trilhões de dólares por ano enquanto o resto do mundo apodrece de fome, doença e calor.

TECNOLOGIA. A Microsoft vai lançar produtos idiotas e pretos. A Apple vai lançar produtos idiotas e brancos. Todo mundo vai falar que os da Microsoft são uma merda e que os da Apple são maravilhosos, mas a Microsoft vai continuar dando muito mais dinheiro do que a Apple. O novo iPod vai ser ainda branco do que o anterior. A Etiópia e o Haiti vão continuar sem energia elétrica.

COTIDIANO. Brasileiro adora deixar tudo para a última hora. Vejam como o shopping fica lotado no dia anterior ao carnaval / Dia dos Namorados / Dia dos Pais / Dia das Mães / Halloween / Dia das Crianças / Natal. Vejam também como o povo brasileiro é criativo e busca formas de economizar, comprando ovos quebrados na páscoa e trocando o peru do natal por um frango. Aprenda também a limpar a sua casa usando produtos caseiros iguais aos que a sua vó usava quando você era criança e você achava ela ridícula e antiquada.

CULTURA. Qualquer coisa que vier da Inglaterra ou dos EUA vai ser o maior sucesso no Brasil, mas todos os brasileiros vão continuar falando que os americanos e os ingleses são babacas, até que alguma bobagem qualquer aqui do Brasil vai fazer sucesso lá fora (uma sandália, uma música ruim, uma modelo de 40 kg) e então nós vamos ficar muito orgulhosos de sermos brasileiros, sem saber muito bem por que.

COLUNA SOCIAL. As pessoas vão ficar ainda mais ridículas do que elas já eram no ano passado.

13 de fevereiro de 2009

Por que você seria inútil em um desastre de verdade

publicado originalmente como um post do blog The Low Life.
transcriado por Daniel Poeira.




Por Que Você Seria Inútil em um Desastre de Verdade


1. Você não consegue viver sem Internet.

A maioria de vocês que estão lendo isso aqui não faz a menor idéia do quão grave isso é. Uma coisa é saber que você vai ficar longe da Internet por algumas horas, dias, ou até semanas; mas a idéia de um futuro onde ela não exista é impensável. A tecnologia se tornou uma substituta para ter grandes coisas na vida, e ela te engana fazendo você pensar que ela tem tudo de que você precisa. A Internet não é mais apenas uma ferramenta: é um novo estilo de vida, e quando é cortada da vida das pessoas elas são forçadas a encarar a realidade, mas sem os calos que elas teriam criado se tivessem gasto seu tempo do lado de fora, com pessoas reais, ao invés de ficar surfando em sites idiotas.


2. Você é extremamente sedentário

Se você está acostumado a ficar o dia inteiro com a bunda sentada na cadeira e se movendo na sua própria velocidade, você vai sofrer bastante tentando se adaptar a uma vida onde o movimento é absolutamente necessário. A vida real envolve ter que fazer coisas, correr, se esconder, procurar comida, encontrar e construir abrigos. Note que também não haveriam mais lugares confortáveis para você se sentar, mesmo se houvessem horas vagas. Nada de cadeiras ergonômicas, nada de colchões da NASA com espuma inteligente. Seu mundo inteiro iria se transformar em um lugar desconfortável e pouco familiar.


3. Privação é entediante

Quando você não está em movimento, fica sentado pensando no quanto a sua vida é fudida e o quanto o futuro vai ser pior ainda. Quando você se mexe, faz coisas mundanas, tarefas repetitivas que você não tem escolha a não ser fazer. Tentar acender uma fogueira, extrair vermes das suas feridas, tentar encontrar um substituto aceitável para o papel higiênico, etc. É por isso que os mendigos fumam crack. Chega uma hora em que a vida parece um projeto tão fracassado que você pensa: "Por que não?". Por que não admitir que não existe saída e que essa é a única coisa que você pode fazer para ficar feliz?

Mas e se a coisa ficar tão ruim que nem mesmo o crack existir, ou então se ele existir você não vai ter dinheiro para comprar? A alternativa é o sexo, e é por isso que tantos pobres têm AIDS e um monte de filhos, e é por isso que você é estuprado na cadeia.


4. Competição demais

Você não tem a menor idéia do que seja competição. Você nunca competiu até que você precise disputar comida com um bando de sobreviventes famintos. Imagine estar em uma batalha contra um monte de gente pela coisa mais importante da vida delas naquele momento. Em uma tragédia de grande escala, você vai encontrar isso o tempo todo. Quando você estiver caído no chão no meio dos outros desesperados, você vai compreender o real significado da expressão "furar o olho". Esse tipo de coisa exige rispidez e egocentrismo das mais altas ordens. Quer você queira ou não, existem situações na vida em que as únicas opções são fazer a pior coisa possível, ou morrer.


5. Você não está preparado para fazer o tem que ser feito

Você provavelmente não está pronto para encarar ter que chupar o pau de um cara, ou brigar e depois ser estuprado por 20 pessoas. Você não está pronto para comer lixo ou roubar comida. Você está despreparado para enfrentar ocasiões em que você deve esquecer todos os seus ideais e conceitos prévios e fazer coisas a que normalmente você não recorreria. Situações ruins destroem o seu ego e todos os seus ideais de moral e bons costumes. Pessoas que sobrevivem a tragédias não são legais. São sacanas, ladrões e assassinos.


6. Suas habilidades são inúteis

OK, então você é um excelente web designer. Fantástico. Agora imagine que você e seus filhos estão passando fome. Você vai cozinhar seus conhecimentos de PHP para eles comerem? Imagine que você está em um campo de refugiados em um país pobre e em guerra civil constante, sem Internet num raio de 200 quilômetros quadrados. Imagine você vivendo na rua, um mendigo bem educado entre milhares de mendigos bem educados.

Você só tem habilidade suficiente para sobreviver dentro de um certo esquema, que tenha estradas, governo e ordem. Se esse esquema for dissolvido, um pedreiro mexicano analfabeto ou um veterano de guerra aleijado estão mais aptos a sobreviver do que você.


7. Você espera que as pessoas sejam razoáveis

Você espera que as pessoas sigam determinadas regras, que elas sejam governadas pela lógica mais primária - acontece que quando as pessoas são amargas e violentas isso não acontece. Sabe aqueles maridos que batem na esposa pelos motivos mais ridículos, pelas coisinhas mais irracionais? Não é que isso faça sentido para eles; é que eles sentem que têm o direito de fazer isso mesmo quando não faz sentido, só porque eles estão a fim de bater em alguém, provocar dor. Bem, o mundo está cheio deles, e quando as coisas ficam feias e desesperadas para todo mundo, eles se multiplicam. Algumas pessoas são governadas pela vontade de provocar o mal, e se você for a pessoa mais conveniente para eles descontarem sua malícia, eles te atacam. Você, por outro lado, que espera um aviso antes que alguém faça alguma maldade, você que está preparado para acreditar que a maioria das pessoas é boa; você vai levar um chute no saco, vai tomar porrada e vai ser largado no meio da rua, sangrando, pensando o que foi que você fez para provocar isso.


8. Você acha normal ter regalias

As pessoas que têm coisas para vender tiveram sucesso em convencer a maior parte da humanidade de que um telefone celular é uma necessidade. Ele não é. É uma conveniência, e das pequenas. Um carro é uma conveniência grande e significativa, mas ainda assim não é uma necessidade. Existe uma diferença entre coisas muito legais e coisas essenciais para a sobrevivência. Você pode viver muito bem sem telefone celular ou carro. Sem antibióticos, ou abrigo no inverno, nem tanto. Graças às grandes empresas, a linha entre necessidade e luxo ficou muito borrada. Hoje em dia, quase ninguém sabe do que realmente precisa. E então eles ficam falidos e endividados comprando um monte de merda inútil.


9. Você não sofreu o suficiente

Você é mimado, molenga, gentil, acostumado a uma vida onde a coisa mais horrível que pode acontecer é o seu carro estragar e você engordar alguns quilinhos. Quando as coisas realmente ruins começarem a acontecer, subitamente você vai se ver despreparado e sem saber o que fazer para lidar com uma mudança real e dramática das circunstâncias. Fins-de-semana acampando no parque não te preparam para uma vida sem casa onde não existe nenhuma esperança de voltar a ter um abrigo permanente. Algumas briguinhas no colégio não te prepararam para ter que lutar pela sua vida com as próprias mãos aos 30 anos de idade. Como tudo na vida, ser capaz de lidar com problemas súbitos é uma habilidade. Você não aprende isso brincando com seus brinquedinhos, se divertindo ou engordando. Você aprende isso não sendo complacente. Ficando preparado e adquirindo experiência.

Quando o sofrimento é novidade para você - privações reais e horríveis - é preciso um período de ajuste para superar o choque inicial. Mas na vida real, especialmente quando ela fica realmente real e desagradável, esse período não existe. A situação caminha em sua própria velocidade, e normalmente você não tem tempo de se preparar o suficiente para a próxima coisa horrível: elas continuam acontecendo e acontecendo. Vai ficando cada vez pior.


10. Depressão e pânico

Você não lida bem com mudanças, especialmente as do tipo calamitoso. Isso é porque sua vida é relativamente estável. Você pode se preocupar com a situação chegando, tentar visualizá-la, mas mesmo assim você não pode compreender essa outra realidade porque você nunca enfrentou nada realmente desastroso antes. Aquelas pessoas que você vê nos vídeos do 11 de Setembro, fugindo dos prédios em chamas, sabem do que eu estou falando. Até certo ponto, a habilidade de construir e manter uma nação estável é uma coisa boa - até que essa estabilidade é danificada ou destruída. As pessoas na África, nos países que vivem em constante guerra civil, lidariam melhor com o 11 de Setembro. Eles sabem que a vida envolve súbitos episódios de tragédia, e que nenhum período de paz dura muito tempo. As pessoas moles, que acham que a paz é uma coisa garantida, que passam muito tempo sem perder nenhum conhecido - são elas que ficam histéricas, que se suicidam quando a merda bate no ventilador.



Se você pensou que esse texto é sobre o Aquecimento Global, a Guerra Nuclear ou o Dia Z, é porque você não lê jornal. Acompanhe as notícias do novo cenário econômico mundial, o impacto da "crise" nos Estados Unidos, ou até mesmo as notícias sobre os desabrigados da chuva em Belo Horizonte, e entenda que você não está assim tão longe dessa realidade.