23 de outubro de 2007

Guia de Bares BH


Eu e alguns amigos estamos com um novo blog, um guia de botecos de BH com dicas de lugares, preços, bebidas, comidas, blá. Confiram!

18 de outubro de 2007

O povo quer saber


Analisando a música "This Charming Man", dos Smiths, observamos:

"(...) On a hillside desolate / Can nature make a man of me yet? (...) Why pamper life's complexity When the leather runs smooth On the passenger seat? I would go out tonight But I haven't got a stitch to wear (...) A jumped up pantry boy Who never knew his place He said "return the ring" He knows so much about these things"

Estaria ele se referindo a Bilbo Baggins e a jornada do anel? Um halfling (que nao é um homem/humano) que vive nas montanhas desoladas, ou tem que viajar até elas, viajando de carona em uma cela de couro, na companhia de um homem esfarrapado (Aragorn)... e entao tudo fica mais óbvio quando alguém diz a ele "devolva o anel". Ele sabe tanto sobre essas coisas... quem é ele? Gandalf? Tolkien? Estaria Morissey insinuando que O Senhor dos Anéis é uma metáfora da descoberta da homossexualidade por um garoto?

Jamais saberemos...

15 de outubro de 2007

Vamos abrir o Bosque da Esperança!


Segunda-feira. Nove e quarenta e cinco da manhã. Toca o telefone.

- Boa tarde, Daniel. Aqui é do cemitério Bosque da Esperança. Você não estaria interessado em comprar um jazigo?

Espera. Volta a fita. Cemitério o quê? Bosque da Esperança? O nome do cemitério é Bosque da Esperança?

Brother...

Esperança de quê? Você tá morto, pôrra!

- Como assim Bosque da Esperança? Vocês ressucitam as pessoas?

- Como?

- Se eu for enterrado aí, eu tenho a esperança de ressucitar? Vocês vão me transformar em um zumbi??

- Er...

- Porra, mas é claro que eu quero comprar um jazigo!! Quanto custa? Quanto tempo leva entre eu ser enterrado e virar um zumbi? Alô? Alô?

Desligou.

Só a noite é que amanhece


Quando eu era jovem e chegava em casa às 7 da manhã, sóbrio e cheiroso, eu achava muito ruim ir dormir de dia, com aqueles passarinhos cantando, o sol iluminando o quarto através da persiana. Não eram só a luz e o barulho que me incomodavam, mas havia também um sentimento de culpa de ir dormir na hora em que todo mundo acorda para trabalhar.

Obviamente, o tempo cuidou de mudar isso.

É muito mais seguro andar pelas ruas de manhã do que de madrugada. Os ônibus passam com mais freqüência, e assim sei que meus amigos e amigas voltaram para casa com tranqüilidade. Os playboys bêbados bateram suas Mercedes entre meia-noite e quatro da manhã, e a partir das seis o trânsito já é bem mais seguro.

Mas, além de tudo isso, existe agora um sentimento de redenção que suplantou há muito aquela culpa que eu sentia. Quando entro no banho para tirar o cheiro de cigarro antes de ir dormir, abro a janela e fico olhando o sol nascer por trás dos prédios, iluminando a cidade e refletindo nas janelas. Os passarinhos cantando, os ônibus passando cheio de gente indo trabalhar - tudo parece uma alegre sinfonia da cidade acordando, renascendo depois de uma madrugada assombrada, cheia de crimes, acidentes, brigas conjugais, pesadelos e filmes ruins na televisão.

Quando os vampiros, fantasmas e demônios voltam para suas casas, o mundo parece mais bonito e mais seguro. As coisas voltam a fazer sentido. E dá vontade de acordar de novo.

13 de outubro de 2007

Contradições cristãs


Ouvi hoje no rádio um bispo de Minas Gerais se pronunciando contra o abandono de bebês pelas mães, e dizendo que o aborto não é uma solução para esse problema. Ele foi consultado sobre o assunto porque parece que ultimamente o número de bebês abandonados aumentou muito no estado (o que é um tanto óbvio, considerando que 9 meses atrás era verão e férias).

Achei a opinião dele um pouco estranha, condenando o abandono de bebês como se fosse um crime hediondo que só trouxesse desgraça à pobre criança abandonada. Será que ele se esqueceu que Moisés, um dos maiores heróis da mitologia paleo-cristã, o iluminado que "recebeu" os Dez Mandamentos de Deus, onde todas as leis ocidentais se baseiam, começou sua carreira de profeta sendo abandonado pela própria mãe? E não foi numa lata de lixo não: foi em um rio caudaloso, cheio de jacarés, piranhas e outros insetos mortais. O pestinha sobreviveu e se tornou um dos pilares fundamentais do pensamento ocidental-cristão. Nada mau para quem nunca fez MBA.

Ao contrário do que disse o bispo, é até espantoso que o abandono de bebês não seja uma coisa mais comum entre os cristãos, sempre prontos a venerar histórias do passado como se fossem um guia para a vida perfeita. Acho que deveria ser uma coisa mais louvada, abandonar um bebê à própria sorte, sabendo que Deus vai ajudá-lo e lhe colocar no caminho do bem.

11 de outubro de 2007

Direita x Halloween


Deu no Blue Bus: "Cartazes com o texto 'Halloween é satanismo. O Brasil é um país cristão.' serão espalhados por quase 80 bairros do Rio a partir da semana que vem, diz nota na coluna Gente Boa hoje no Globo. A iniciativa é do movimento MV-Brasil, "nacionalista de ultradireita", como esclarece a coluna. Nos últimos anos, o grupo colava pela cidade cartazes com texto mais sutil - 'Halloween é o cacete'."

Quem diria. Antigamente pra ser anti-direita você tinha que ser preso, apanhar da polícia, jogar coquetel Molotov... agora é só usar uma fantasia de monstro e pedir doces de porta em porta!

6 de outubro de 2007

1 de outubro de 2007

The Violins - Grupo de Extermínio de Aberrações



Ainda existem bandas boas no Brasil que cantam em português e fazem letras inteligentes, com crítica social instigante, e que dá vontade de cantar junto. Se alguém me dissesse eu riria, mas confirmei que é verdade mesmo.

Atenção, atenção
Prestem atenção ao que vamos dizer
Nós somos o Grupo de Extermínio de Aberrações
De toda a sorte que você possa conceber
Vindo até vocês pra pedir
Qualquer quantia que se possa fornecer
E garanto que seus filhos vão agradecer por poder crescer
Sem ter que conviver com bichas e michês
E pretos na TV

Tá faltando soco inglês
O estoque de extintor não chega ao fim do mês
Eu não tô pedindo aqui uma fortuna pra vocês
A gente quer limpar o mundo de uma vez

Amigão, amigão
Abaixa essa arma que é melhor pra você
Nós somos o Grupo de Extermínio de Aberrações
E não viemos pra ofender
Viemos receber
Sem medo de pedir pra vocês
Qualquer quantia que se possa fornecer
E garanto que seus filhos vão agradecer por poder crescer
Sem ter que conviver com discípulos de Che
E putas com HIV

Tá faltando soco inglês
O estoque de extintor não chega ao fim do mês
Eu não tô pedindo aqui fortuna pra vocês
A gente quer limpar o mundo de uma vez

E eu garanto que seus filhos agradecem por crescer
Sem ter que conviver
Com bichas e michês
Pretos na TV
Discípulos de Che
E putas com HIV



Alguém aí que tem o Excel do MS Office 2007 instalado na máquina poderia por obséquio fazer essa conta e me dizer o que acontece?